Agropecuária Fazenda Brasil

PROJETOS / PARCERIAS

Em parceria com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), desenvolvemos na Fazenda Brasil um projeto de ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta). Na fazenda, foi instalada uma unidade de referência tecnológica (URT), que tem como principais objetivos:

• validar, adequar e incorporar informações e conhecimentos regionais para a rotina de trabalhos nos sistemas de ILPF;

• avaliar a evolução dos atributos bio-físico-químicos do solo em função das diferentes configurações de ILPF implantadas;

• avaliar a viabilidade agronômica e socioeconômica dos sistemas de ILPF, tendo como referência os sistemas tradicionais de silvicultura, lavoura e pecuária predominantes na região;

• transferir as tecnologias desenvolvidas e/ou validadas sobre “Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta” e “Recuperação e Manejo de Pastagens” para os diversos segmentos do meio rural, através de cursos de atualização para técnicos, dias de campo, palestras e publicações técnicas.

Temos convênio com a Fundação MT como responsável pelo acompanhamento da fertilidade dos solos e realização de trabalhos de pesquisa em nossas fazendas, gerando informação para a AFB e toda região.

Através das parcerias com a UNEMAT e UFMT disponibilizamos as fazendas da AFB para aulas práticas aos cursos de Agronomia, Veterinária e Zootecnia, realização de estágios e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e conclusão de curso dos alunos.

Durante o período de férias os melhores alunos têm a oportunidade de estagiar em nossas fazendas e os que se destacarem nos estágios podem receber bolsa de auxílio mensal ou podem ter seus trabalhos de pesquisa ou de conclusão de curso financiados.

Projetos de pesquisa: Vários alunos de universidades desenvolveram em nossas fazendas projetos de pesquisa na área de reprodução animal que terão enorme impacto no sistema de produção brasileiro. Nós contribuímos para a geração de conhecimento disponibilizando nossos funcionários e infraestrutura para esses estudantes.