Agropecuária Fazenda Brasil

MEIO AMBIENTE

A Agropecuária Fazenda Brasil acredita que o crescimento econômico pode ser alcançado nas atividades agropecuárias de forma sustentável. Suas ações visam sempre à proteção do meio ambiente, através de práticas de gestão ambiental no desenvolvimento de suas atividades, além de cumprir rigorosamente a legislação. Possuímos uma equipe voltada para questões ambientais, trabalhando diretamente com o Plano de Controle Ambiental, além de promover em todos os funcionários a conscientização e o comprometimento às questões de saúde, segurança e meio ambiente.

Para evitar impactos ao meio ambiente a AFB implantou em 2010, o Processo de Adequação Ambiental, o qual se tornou um guia para todos os colaboradores das unidades do grupo. Este processo possui informações dos procedimentos a serem seguidos nas rotinas operacionais do grupo, buscando atender assim as legislações municipal, estadual e federal.

Esse processo é composto por metas de curto e médio prazos, relacionadas a questões ambientais:

 

1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Todas as propriedades do grupo estão licenciadas ou em processo de licenciamento perante o órgão

fiscalizador do estado e da União.

 

2. RESERVA LEGAL (RL)

Todas as áreas de reserva legal do grupo estão registradas (ou em processo de registro) no órgão ambiental competente por meio de inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural).
Nos casos das propriedades que possuam déficit de reserva legal (passivo herdado dos antigos proprietários das áreas), fazemos a regularização através da adesão ao PRA (Programa de Regularização Ambiental).

 

3. ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP)

O plantio das áreas de APP e a sua conservação são prioridades para o grupo AFB, as mesmas são protegidas conforme a legislação em vigor. Na maioria das vezes a recuperação de APPs é realizada em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), que desenvolve projetos motivados pela Campanha Y Ikatu Xingu. Realizam o plantio de uma mistura de sementes de várias espécies com areia ou pó de serra denominada muvuca.

 

4. RECURSOS HIDRICOS

Em todas as fazendas da AFB o potencial dos recursos hídricos é mapeado e inventariado, e procedimentos para garantir a proteção das fontes são estabelecidos.

 

5. MANEJO DA FAUNA

É proibido o exercício da caça amadora e profissional, assim como o comércio de espécies da fauna silvestre e de seus produtos em todas as propriedades do grupo.

É proibida a introdução de espécies originadas de cativeiro e da fauna exótica no ambiente natural nas propriedades do grupo.

É permitida a pesca amadora e científica desde que seja assegurado o equilíbrio ecológico e mediante a observância dos seguintes princípios: preservação e conservação da biodiversidade; cumprimento da função social e econômica da pesca.

 

6. COMPRA E TRANSPORTE DE MADEIRA

As unidades que fizerem uso de produtos ou subprodutos florestais estão cadastradas (ou em processo de cadastramento) junto ao CC-SEMA (Cadastro de Consumidores de Matéria-Prima de Origem Florestal). Todos os fornecedores de madeira e derivados são regularizados perante o IBAMA.

 

7. MANEJO INTEGRADO DE RESIDUOS

As fazendas do grupo realizam coleta seletiva dos resíduos gerados e esses são destinados a um depósito semipermanente, onde são triados e destinados a baias ou contêineres de acordo com a sua classificação, antes de sua destinação final.

Plano de gestão de resíduos líquidos (resíduos perigosos): Todos os materiais oleosos produzidos nas fazendas são armazenados adequadamente e enviados a empresas de reciclagem especializadas ou devolvidos ao revendedor.

O manuseio dos resíduos é realizado de forma a não comprometer a segurança do trabalhador e a não poluir o meio ambiente. O armazenamento dos agrotóxicos é feito conforme as exigências da Norma Brasileira Regulamentadora NBR 9843 e tríplice lavagem das embalagens – reduz o risco de contaminação.

 

8. MEDIDAS PREVENTIVAS – RISCOS E ORIENTAÇÕES

Realizamos um curso de Brigada de Incêndio para os funcionários do grupo ministrado pela Aliança da Terra e US Forest Service, com duração de 40 horas, e com o objetivo de formar 40 novos brigadistas. Com isso, todas as fazendas do grupo possuem pessoas treinadas no combate ao fogo, além disso, podemos acionar os brigadistas da Aliança da Terra.

 

GOVERNANÇA CORPORATIVA

O grupo AFB:

• Possui controles e registros contábeis em conformidade com as leis e regulamentos;

• Defende a eficiência e transparência em todos os processos gerenciais;

• Preza pela ética em todas as suas negociações;

• Incorpora considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações;

• Utiliza a remuneração variável como parte dos rendimentos dos seus funcionários.

 

SEGURANÇA NO TRABALHO

A AFB tem grande preocupação com a saúde e a segurança dos seus funcionários e aplica no seu dia a dia as seguintes medidas:

• Disponibiliza, em tempo integral, um Técnico em Segurança do Trabalho em seu quadro de funcionários;

• Está enquadrada no PGSSTR (Programa de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho Rural) de acordo com a NR31;

• Garante, para todos os funcionários, treinamento em saúde e segurança no trabalho, higiene ocupacional e cursos específicos como o Programa de Treinamento para os Aplicadores e Preparadores de Calda de Agrotóxicos;

• Fornece uniformes e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) a todos os seus colaboradores;

• Mantém a Comissão Interna de Prevenção dos Acidentes do Trabalho Rural- CIPARTR – que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.